Detetive: Está Certo que Precisa de Um?

 

Detetive
Está certo que precisa de um?

Em primeiro plano vamos desconstruir o que muitos acreditam ser o trabalho de um Detetive. Por experiência podemos afirmar que a maioria das pessoas baseia seus conhecimentos em filmes e dramaturgias de espionagem cujo o imaginário as leva a aceitar, como verdadeiras, muitas das proezas do universo restrito ao mundo da fantasia.

Sem mencionar que ao contrário do que a ficção proclama, um “agente secreto” jamais pode ser o centro das atenções, afinal, quem chama atenção e quem gosta dos “holofotes”, não pode ser chamado de secreto, concordam? Um bom agente é aquele que você não vê!

No entanto, a existência de literaturas e romances fantasiosos que visam apenas o entretenimento, em realidade facilitam o surgimento do “mau profissional”, ou seja, aquele que deseja de forma desmedida iludir seus clientes apenas para ganhar dinheiro com a falsa promessa de que tudo é possível.

Profissionais sérios, competentes e éticos que atuam na área de Inteligência sabem muito bem que seus trabalhos nada possuem em comum com as aventuras criadas por profissionais inescrupulosos que, para lucrar mais, têm por hábito cobrar de seus clientes até mesmo por dias não trabalhados onde são criados cenários que nem mesmo existiram. Pouco se importam se a parte investigada será alvo de informações infundadas, o que conta são apenas os lucros!

Exatamente por esta razão a Castello Branco Investigações só atua com provas documentais e registros comprobatórios daquilo que alega ser verdadeiro.

Pior situação e lamentavelmente mais comum do que se possa pensar é quando fotos e importantes conhecimentos obtidos na execução do trabalho acabam sendo vendidos pelo “mau profissional” para a parte investigada, com a intenção de lucrar em ambos os lados.

Temos que considerar que todo bom profissional conceituado e experiente na área de Inteligência, seja ele uma pessoa física, ou jurídica, o que de fato não são poucos, sempre tiveram conhecimento que infelizmente verdadeiras quadrilhas se infiltram eventualmente de maneira oportuna no universo investigativo e acabam por denegrir de forma desonesta a imagem do setor. Muitos são os falsos profissionais que exploram clientes desavisados e de boa fé, que em sua maioria passam inclusive por momentos de vulnerabilidade, se tornando alvos fáceis nas mãos de indivíduos com muito poder de oratória, mas de nenhuma dignidade. Por consequência, muitos são os casos de clientes que além de se sentirem enganados acabam ainda por serem extorquidos ao terem fornecido informações pessoais e sigilosas a pessoas que em algum momento alegaram ser “profissionais”.

Outra situação, infelizmente comum, mas exaustivamente explorada por pessoas de má fé é quando um cliente é convencido em acreditar que imagens de eventos passados, captadas por câmeras de segurança, dos mais diversos tipos de estabelecimento, sejam eles comerciais, públicos, ou de condomínios e edifícios residenciais, podem ser facilmente comercializadas, bastando para isso fazer uso do “agente investigatório”, fato este totalmente inverossímil, dando forma a uma visão completamente deturpada do setor, algo que além de ilegal é no mínimo uma imoralidade, pois corromper, seja quem for, jamais foi ferramenta utilizada por nenhum profissional ético e de prestígio no seguimento da Inteligência corporativa.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais um cliente precisa se precaver antes de contratar um profissional da área investigativa. Não pode se iludir com promessas. Na área de Inteligência é mandatório que um cliente busque sempre referências confiáveis!!! Em caso de ausência de referências seguras o cliente estará bem mais resguardado se optar por não executar trabalho algum.

Outra razão, muito importante, para a qual o cliente deve estar alertado, é quando a investigação por ele desejada tiver caráter judicial. Nesse caso o cliente deve inicialmente buscar apoio jurídico para melhor estudar o que ele, cliente, realmente necessita obter, antes de contratar um profissional da área de Inteligência e jamais depois.

Coletar informações de forma lícita, confrontá-las com os fatos comprovadamente verdadeiros e analisar distorções faz parte da missão de todo bom profissional do campo da Inteligência, pois além da credibilidade necessária o cliente precisa ter a certeza de que tudo será feito com o mínimo de exposição. Por analogia podemos dizer que um bom consultor de Inteligência é como um estrategista de xadrez, que precisa ter experiência e ser um bom analista para reconhecer o valor de cada peça, saber como se movem, respeitar as regras, não menosprezar seu adversário e estar sempre antecipando suas jogadas.

Por isso o cliente deve estar atento pois, se não tiver cautela, ele poderá encontrar no mercado “profissionais” dispostos a tudo! Muitos foram os “maus profissionais” que já viraram até mesmo matérias de noticiários. O cliente que estiver interessado e desejar confirmar resultados desastrosos daqueles que chamamos em nosso meio de “aventureiros de plantão”, basta fazer uma rápida busca nas mídias digitais que encontrará exemplos lamentáveis que já foram expostos em programas de audiência e em telejornais. Entretanto, se pesquisar e buscar principalmente referências idôneas, o cliente irá encontrar profissionais e empresas sérias. Não somos os únicos com longa tradição no mercado, existem empresas e profissionais responsáveis que possuem comprovação documental própria da atividade que ao longo de décadas se especializaram.

Este tipo de empresa de consultoria investigativa existe e há mais de 25 anos vem sendo alvo de referências reconhecidas muito positivas e oficialmente documentadas. É, com imensa satisfação que lhes apresento a “Castello Branco Investigações Consultoria e Operações”.

"Todo homem é culpado pelo o que não fez."
Voltaire

Clique aqui e confira mais vídeos sobre esse, e diversos temas

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"