Curiosidades do Mundo da Inteligência em Hollywood

Qual a maior empresa de Inteligência criada no mundo?
Obviamente que existem algumas bem conhecidas nos dias atuais, tanto privadas, quanto governamentais, o fato é que na mente da maioria virá logo à sigla FBI como uma das respostas.
Mas como nasceu o FBI?

Qual foi a primeira Empresa de Investigação e Inteligência Privada que deu início ao termo “Detetive Particular”? Quem foi seu precursor? Como nasceu oficialmente a primeira Agência de Detetives Particulares das Américas?

Por incrível que pareça, essa resposta envolve a Guerra Civil Americana, o atentado contra a vida do presidente americano Abraham Lincoln, o surgimento dos fundamentos do FBI, os notórios ladrões Butch Cassidy e Sundance Kid (dando origem a um dos maiores clássicos do cinema de Hollywood) e – não podia faltar - o próprio Sir Conan Doyle, criador do Sherlock Holmes.
Mas tudo começou com um personagem da história, da vida real: Allan Pinkerton! o legítimo precursor da Inteligência Privada.
Afinal, o que pode tornar uma pessoa um mito? E o que pode fazer deste mito, uma lenda?

Existem muitas curiosidades, no que diz respeito à vida de Allan Pinkerton, que ajudaram a construir a “História da Inteligência”, do mundo corporativo, às telas de Hollywood!

Allan Pinkerton era Escocês e se mudou para os Estados Unidos no ano de 1842. Atuou por anos como detetive criminal e conseguiu desmantelar um bando de falsificadores, fato que o levou a ser nomeado Primeiro Detetive da Polícia de Chicago.
Pinkerton teve um papel ativo na “Guerra de Secessão” (Guerra Civil Americana que por pouco não dividiu os Estados Unidos) e trabalhou em conjunto com diversos líderes da causa abolicionista, ocasião em que se infiltrava secretamente no exército dos Confederados ao Sul dos Estados Unidos para reunir informações de Inteligência Militar e teria descoberto uma conspiração para matar um grande amigo, o nome deste amigo era Abraham Lincoln! Este fato histórico ocorreu em Baltimore no ano de 1861, mesmo ano que Abraham Lincoln se tornou presidente dos Estados Unidos (para muitos, o presidente mais importante da história americana!).

Pinkerton, por ser envolvido nas causas abolicionistas, acabou conquistando um posto de destaque como militar na guerra civil americana, ao servir em missões secretas, nas forças da união, acabou por ser nomeado “Chefe do Serviço de Inteligência da União”.

Após a sangrenta Guerra Civil Americana da União contra os Confederados (que moldou os alicerces dos Estados Unidos), Allan Pinkerton havia adquirido um grande conhecimento no campo da Inteligência e foi contratado para caçar “foras da lei”, pois já havia fundado uma Empresa de Investigação Privada – “Agencia Nacional de Detetives Pinkerton”.
O curioso logotipo da empresa era um olho no qual tinha circundada a frase “nós nunca dormimos”, termo que inspirou a expressão em inglês “private eye”, sinônimo de “Detetive Particular” em todo o mundo.

Dentre as muitas caçadas a bando de criminosos conhecidos e assaltantes famosos de ferrovia em que Allan Pinkerton tomou parte, a mais espetacular de todas, foi a do desmantelamento da gangue da qual integravam a dupla de criminosos mais temida da época, Butch Cassidy e Sundance Kid. Foi um feito tão fantástico que acabou sendo eternizado pelo cinema em Hollywood, com dois gigantes das telas, Paul Newman e Robert Redford, no que é considerado até hoje um dos maiores clássicos do cinema da história americana.

As missões secretas de Allan Pinkerton foram tão importantes para os Estados Unidos na época, que o próprio romancista Sir Arthur Conan Doyle (criador do detetive Sherlock Holmes), usou como inspiração em um de seus livros, “O Vale do Medo”, que se baseia em uma história real, vivenciada pela Agência Nacional de Detetives Pinkerton.

Perto de sua morte, no ano de 1884, Allan Pinkerton estava trabalhando no primeiro sistema centralizado de dados individuais para identificação e registro de criminosos. O objetivo era armazenar informações em um único “Banco de Dados”. Este conceito foi o mesmo que passou a ser mantido, anos depois, quando foi fundado o FBI (Federal Bureau of Investigation).
Allan Pinkerton se tornou membro do “Hall of Fame” da Inteligência Militar e criou a primeira agência de detetives privados dos Estados Unidos da América.

As organizações de investigação privada se multiplicaram no decorrer dos anos e são hoje extremamente atuantes nas esferas corporativas, jurídicas e pessoais, auxiliando de forma valiosa pessoas e empresas no mundo todo.

Clique aqui e assista os outros vídeos da série

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"