Curiosidades dos Detetives Criados por Hollywood

A maioria das pessoas conhece e se diverte com livros e filmes que têm por tema o assunto espionagem.
Os “Agentes de Espionagem” e os “DETETIVES” mais famosos do mundo acabaram ganhando bastante espaço no fantástico universo do entretenimento, saíram da literatura e foram parar nas telas de Hollywood!! O mundo da fantasia e da ficção procura entreter os aficionados pelo universo da Espionagem onde pelo menos dois personagens fictícios despontam como os de maior preferência do público em geral, entretanto, muitos desconhecem as fantásticas estórias do “mundo real” e que fazem parte do contexto dos personagens criados por Hollywood e que apesar de serem “fantasiosos” e “fictícios” tiveram na ocasião de suas criações algumas curiosidades bastante peculiares e que buscamos aqui elucidar, pois elas fazem parte do mundo real e do conceito da “História da Inteligência”.

007 O AGENTE SECRETO BRITÂNICO MAIS FAMOSO DO MUNDO!

Obviamente que “James Bond”, a serviço do governo de “Sua Majestade” é o antagonista da realidade dos fatos, nada discreto, cercado de belas mulheres, vaidoso, impecavelmente bem vestido, literalmente explosivo, dentre outras características que distanciam completamente o mundo do entretenimento da realidade dos fatos, pois neste caso a vida não imita a arte! Será mesmo?. Bom, então saiba que o autor da literatura, que é o pai do espião e agente secreto mais famoso do mundo “007” - Ian Fleming – era ele próprio um Agente da Inteligência Britânica e trabalhou na Divisão da Inteligência Naval durante o período da 2ª Guerra Mundial. Sua ligação com o mundo da Inteligência já vinha de gerações, pois seu pai, Valentine Fleming, é visto como um grande herói da primeira guerra mundial, membro do parlamento inglês e está no Memorial da Guerra no Westminster Hall e teve seu obituário escrito por ninguém menos do que o próprio Winston Churchill.

Ian Fleming era de família nobre, um reconhecido escritor, frequentava os melhores restaurantes de sua geração, era extremamente bem relacionado, gostava da companhia de belas mulheres, era apreciador de viagens internacionais e também fazia uso de roupas impecáveis!!! O fato é que curiosamente, assim como seu pai, também obteve admiração de um dos pilares do mundo político ocidental, pois recebeu o reconhecimento de suas obras que ocasionou em uma grande amizade, com ninguém menos do que JFK – JOHN KENNEDY! E desta amizade nasceu o interesse de John Kennedy (um dos presidentes americanos mais famosos de todos os tempos) em incentivar e até mesmo “desafiar” Ian Fleming (autor e inspirador do personagem de James Bond) a criar formas de derrubar Fidel Castro, recém-chegado ao cenário político naquela época! O próprio responsável da CIA, “John Bross”, teria levado a sério o conteúdo dos “planos secretos” de Fleming e colocado em prática nas tentativas de derrubar Fidel Castro em Cuba.

SHERLOCK HOLMES O DETETIVE MAIS FAMOSO DO MUNDO!

Mais um personagem mundialmente famoso de ficção da literatura Britânica!! O fato é que sempre que pensamos no detetive “Sherlock Holmes” nos remetemos a célebre frase de seu criador escocês Sir Arthur Conan Doyle “Elementar, meu caro Watson!!”, certo? NÃO. ERRADO! Saiba que JAMAIS, em nenhuma das obras escritas pelo autor Sir Conan Doyle, esta frase foi escrita!! Em realidade esta frase surge somente quando foi inserida, por outro autor, na ocasião em que foi adaptada para ser transmitida por uma estação de rádio no Reino Unido.
Uma outra curiosidade sobre o detetive mais famoso do mundo, “Sherlock Holmes”, é que ele teve sua inspiração no raciocínio da “Lógica Dedutiva” e o autor Sir Arthur Conan Doyle, além de escritor, era também médico e aluno do Dr Joseph Bell (um renomado médico de sua época) que conseguia desvendar a personalidade e o perfil psicológico de um indivíduo apenas observando suas roupas e trejeitos.

Sherlock Holmes, indiscutivelmente foi o maior detetive já criado na história da literatura, mundialmente famoso e incansavelmente adaptado para o mundo das “artes cênicas” este personagem acabou explodindo nas bilheterias do cinema com os filmes de Hollywood, mas apesar de ser uma obra de ficção ele teve sua fonte de inspiração no mundo real, em um médico racional, lógico e analítico e acabou sendo o único personagem de ficção escolhido para fazer parte da “Royal Academy of Chemistry”, com a alegação de que sua técnica do estudo da “Lógica Dedutiva” contribui para o desenvolvimento das ciências forenses.

“Quando o impossível já foi eliminado, o que sobra, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade”.
Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930)

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"