Elaboração de Documentos

Embora profissionais de Inteligência que trabalham nas mais diversas instituições possam elaborar padrões de documentos que atendam as necessidades próprias de suas organizações, a abordagem ora feita tem por finalidade única sugerir um modo de confeccionar diferentes tipos de estrutura e de técnicas de redação para documentos específicos do campo da Inteligência.

Estrutura sugerida

Numeração de páginas: Seqüencial contendo cada página a indicação do total. Classificação quanto ao grau de sigilo: (Secreto / Confidencial / Reservado)

Localização do grau de sigilo: (No topo e no pé, à direita de cada página)

Origem: (Nome da organização que difunde o documento)

Tipo do conhecimento: (Informe, Informação, Apreciação, Estimativa ou Relatório)

Registro: (Referência Numérica)

Data e Assunto (Dia, mês e ano e o título do documento)

Referência: (Documento que deu origem ao trabalho)

Avaliação: (Alfa Um, por exemplo) (Este item só é válido para Informes).

Indicação de Anexos. (Documentos de Inteligência não devem ser incluídos). 

Difusão (Para quem determinou a produção do documento)

Autenticação. (Disciplinada pelo Órgão Central do Sistema) 

Técnica de Redação:

Escrita simples.

Frases curtas e objetivas.

Seqüência lógica e ordem direta.

Evitar frases emotivas ou sensacionalistas.

Evitar superlativos.

Não usar termos chulos.

Ao escrever um algarismo, repeti-lo por extenso e entre aspas.

Ao escrever uma sigla pela primeira vez, colocar seu significado por extenso e entre aspas.

Ao terminar o trabalho, rever o que foi escrito.

--

Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações

Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção

Patrimonial

Embora profissionais de Inteligência que trabalham nas mais diversas instituições possam elaborar padrões de documentos que atendam as necessidades próprias de suas organizações, a abordagem ora feita tem por finalidade única sugerir um modo de confeccionar diferentes tipos de estrutura e de técnicas de redação para documentos específicos do campo da Inteligência.  Estrutura sugerida  Numeração de páginas: Seqüencial contendo cada página a indicação do total. Classificação quanto ao grau de sigilo: (Secreto / Confidencial / Reservado)Localização do grau de sigilo: (No topo e no pé, à direita de cada página)Origem: (Nome da organização que difunde o documento)Tipo do conhecimento: (Informe, Informação, Apreciação, Estimativa ou Relatório)Registro: (Referência Numérica)Data e Assunto (Dia, mês e ano e o título do documento)Referência: (Documento que deu origem ao trabalho)Avaliação: (Alfa Um, por exemplo) (Este item só é válido para Informes).Indicação de Anexos. (Documentos de Inteligência não devem ser incluídos). Difusão (Para quem determinou a produção do documento)Autenticação. (Disciplinada pelo Órgão Central do Sistema)    Técnica de Redação:  Escrita simples.Frases curtas e objetivas.Seqüência lógica e ordem direta.Evitar frases emotivas ou sensacionalistas.Evitar superlativos.Não usar termos chulos.Ao escrever um algarismo, repeti-lo por extenso e entre aspas.Ao escrever uma sigla pela primeira vez, colocar seu significado por extenso e entre aspas.Ao terminar o trabalho, rever o que foi escrito.

 

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"