Fase do Planejamento

O processo é iniciado no momento em que o Analista estuda a tarefa a ser cumprida e a abrangência do assunto em função da complexidade do trabalho a ser realizado.

Nessa ocasião ele deve verificar se os recursos financeiros, materiais e humanos que dispõe são suficientes para o cumprimento da missão recebida, de modo que o conhecimento seja produzido no prazo determinado, ou seja, em tempo hábil. Trata-se, em realidade, de um plano de conduta, isto é, como o Analista vai conduzir a pesquisa que resultará na produção do conhecimento pretendido.

É o momento em que ele, diante do objetivo que deseja atingir, se indaga: “o que fazer? (diretriz) onde buscar? (pesquisa) como obter? (ações) quais os recursos que necessito? (investimento) e como proteger o conhecimento produzido? (sensibilidade)”.

Depois de avaliar o nível de sensibilidade do assunto e a faixa de tempo que dispõe, ele procura prever situações e necessidades que possam extrapolar os recursos normais do órgão, mas que se mostrem absolutamente indispensáveis para a realização do trabalho. (Um exemplo de uma dessas medidas de caráter extraordinário seria a contratação de especialistas em determinadas áreas do saber).

Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações
Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção
Patrimonial

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"