O “Conhecimento” na linguagem da Inteligência

Um conhecimento é normalmente um documento escrito que resulta do processamento inteligente de dados que tratam de um determinado assunto. Depois de produzido, o assunto contido nesse documento recebe um grau de classificação sigiloso. Um conhecimento tem por finalidade fornecer ao decisor, os subsídios de que necessita para lastrear uma decisão. É, igualmente, um elemento indispensável na elaboração de um planejamento ou na atualização de planejamentos quando isso se fizer necessário.

O vocábulo “conhecimento” traz consigo, de modo subjacente, a certeza de que o documento em apreço foi concebido por um profissional de Inteligência, no caso, um Analista, mediante a aplicação de uma metodologia própria e que seu objetivo está associado a fatos, ou assuntos, necessariamente de interesse da Atividade de Inteligência. Alguns autores o definem como “Informação acabada”, outros, simplesmente “Informação”.

Os elementos que a direção de um órgão necessita para acompanhar a evolução de assuntos de seu interesse, normalmente decorrem de um planejamento orientado para fornecer, de modo continuado, um fluxo de conhecimentos que alcance todos os temas que devem ser abordados dentro de uma periodicidade previamente estabelecida.

Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações
Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção
Patrimonial

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"