“O importante não é como falar, mas como fazer”

Inteligência nas Empresas

Algumas publicações especializadas no assunto quando se referem ao tema em estudo usam sem distinção, as palavras “Inteligência” ou “Informação” para expressar o mesmo tipo de atividade. Atualmente quando citado, o termo “Inteligência”, que passou a ser oficialmente adotado por organismos governamentais, vem merecendo, também, a preferência de profissionais que atuam em setores privados e da mídia, quando esta, por algum motivo, aborda tal matéria.

Especulando sobre as razões que tornaram o vocábulo “Inteligência” como o de maior aceitação, admitiu-se que antigos profissionais que atuavam nessa área, convictos de que a produção de conhecimentos se materializava através de um processo racional e lógico, portanto de base intelectual, tenham passado a adotá-lo em palestras e trabalhos que redigiam.

Certamente também contribuiu para valorizar essa tendência, a tradução livre da palavra inglesa “Intelligence” trazida por profissionais brasileiros que realizaram estudos no exterior onde o termo “Inteligência”, há muito, simboliza uma atividade de caráter secreto desenvolvida por agências governamentais dedicadas às operações de busca de dados de seu interesse e de proteção de seus conhecimentos sigilosos. O fato é que, sem exceção, qualquer trabalho que verse sobre tal matéria não deixa dúvida de que o exercício da Atividade de Inteligência está configurado na “produção de conhecimentos de interesse para a condução de um processo decisório e para a formalização de medidas planejadas de proteção do conhecimento produzido”.

Desenvolvida por profissionais de comprovada qualificação essa atividade é caracterizada pela natureza sigilosa de suas tarefas e pela imensa responsabilidade que lhe é intrínseca.

Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações
Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção
Patrimonial

Compartilhe:

Você pode se interessar:

Anna Carolina Abifadel Pereira
Anna Carolina Abifadel Pereira
2024-01-03
Excelente profissional, escritorio acolhedor e de total confiança, atendimento unico e perfeito! Indico a leitura de todo o site de origem idonêa e indicado por os melhores profissionais da área de Direito.
Paul Maciel
Paul Maciel
2024-01-02
Parabéns pela criação do seu Site tão instrutivo. Realmente notei que não conhecia nada do significado de Inteligência Corporativa. Agora já vejo com outros olhos! Os vídeos também me ajudaram muito!!
Acylea Coimbra
Acylea Coimbra
2024-01-01
Fiquei muito satisfeita e superou as minhas expectativas , site idôneo e de total confiança. Eternamente
Lucia Coimbra
Lucia Coimbra
2024-01-01
Excelente profissional, trabalho realizado com eficiência e ética! Meus parabéns! pesquisei diversos sites deste setor e só possuo confiança em quem apresenta indicações assinadas que sejam personalidades jurídica idôneas.
sandra rocha
sandra rocha
2024-01-01
Quero agradecer a forma carinhosa e gentil pela qual fui atendida. Parabenizo pela bela sala de reuniões. Me senti protegida e em um ambiente totalmente sigiloso e seguro. Fiquei aliviada.
Rafael Rocha
Rafael Rocha
2023-12-24
Muito legais os vídeos da Instituição!!! Esclarecedores!!! Mostrei até para amigos que curtem o tema e gostam de aprender como eu. Parabéns, já deu para notar que vocês estão muito acima da média!
Breno Marques
Breno Marques
2023-12-16
A Empresa Castelo Branco Investigação demonstra um compromisso notável com a excelência na área de investigação. Seu enfoque meticuloso na resolução de casos, aliado à ética profissional, reflete-se na qualidade dos serviços oferecidos. Obrigado pelo atendimento e parabéns pelo trabalho.
Ezequiel Severino
Ezequiel Severino
2023-12-16
Muito instrutivo é bem trabalhado o seu site!! CONFIEI!!!!
Gonçalo Rozendo
Gonçalo Rozendo
2023-12-13
Foi o atendimento mais prestativo que tive na minha vida. Pois achei que gastaria uma fortuna, mas bastou uma consulta para esclarecer todos os questionamentos que eu possuía em relação a parte jurídidica de inteligência de família, onde aprendi que muita coisa pode ser solucionada apenas numa alteração de postura. Nada como conversarmos com profissionais sérios. São raros, mas existem. Por isso ter indicações confiáveis é fundamental em uma área tão carente de gente decente. Muito obrigado.
ODONTO SUPREME
ODONTO SUPREME
2023-11-27
Muito obrigada pela ajuda!! Super recomendo!!

*Todas as mensagens enviadas por esse canal são criptografadas.