Alienação Parental e suas Consequências

A Castello Branco Investigações possui uma ampla experiência na coleta de provas que corroboraram para os contenciosos jurídicos de Direito de Família, inclusive ao que tange o delicado universo relativo à “Alienação Parental”.

Assim sendo, destacamos um trecho do livro “O CASAMENTO – ANTES, DURANTE, DEPOIS” de autoria de um dos maiores e mais renomados juristas no seguimento do Direito de Família, reconhecido no Brasil e no exterior, Dr. Paulo Lins & Silva.  

ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O litígio entre os pais tem, em sua pior faceta o impacto negativo nas crianças advindas daquele relacionamento. Ainda que haja, hoje, consolidação do divórcio no país e as estabilizações das modernas formas de convivência familiar, a separação (fim do relacionamento) continua a ser experimentada por alguns como fracasso pessoal o que acaba por provocar papéis de vítima e algoz a serem interpretados entre os conviventes, que, em diferentes níveis, acabam por passar o peso dessa briga aos filhos.

A chamada alienação parental é uma das mais extremas consequências da litigiosidade advinda da dificuldade de distinção, pelos ex-cônjuges, do exercício do papel da conjugalidade, do papel da parentalidade – uma vez findo o relacionamento, com a raiva instaurada entre os genitores, um deles pode transferir ao filho a raiva que sente de seu ex-parceiro, o que, invariavelmente, acaba por afastar a criança de um de seus genitores.


Em outras palavras, a alienação parental conceitua-se como o conjunto de sintomas advindos do afastamento entre um genitor e filhos, gerado através de um comportamento doentio e programado de outro genitor, geralmente aquele que tem a guarda do filho.


Desse modo, a criança a quem os pais deveriam proteger das discussões próprias dos adultos referentes ao fim dos seus relacionamentos, transforma-se em um míssil de ataque, dirigido a ferir aquele a quem se culpa.  O genitor alienador, que tem o despertar de suas próprias questões pessoais conflituosas com a separação, por vezes age consciente do que pode provocar na prole. Afasta, intencionalmente, a criança de seu (sua) genitor(a), passando para o filho o ódio que possui.

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"